Aspectos Econômicos

  Os setores econômicos foram classificados em três segmentos: primário, secundário e terciário, ainda que esta denominação mudasse posteriormente para: agrícola, industrial e de serviços.
  O primeiro contempla toda atividade relacionada com a exploração dos recursos naturais, sem a manufacturaçao dos mesmos. Fazem parte deste setor à mineração, a agricultura, a silvicultura, a pesca e a pecuária.
  O segundo inclui os processos de transformação das matérias primas. Fazem parte dele as indústrias de siderurgia, químicas, mecânicas, têxteis ou de bens de consumo, entre outras muitas.
  Os serviços abrangem setores como o transporte, a comunicação ou as transações financeiras, além de outros destinadas a satisfazer as demandas relacionadas com o lazer, ou o turismo, por exemplo.

  O índice de desenvolvimento econômico de um país pode ser medido pelo índice de transferência de um setor a outro. As sociedades modernas tendem a ocupar a maior porcentagem da sua população ativa no setor terciário e cada vez menos no primário.

Fonte(s):

Seleção de páginas comentadas sobre Setores econômicos
  - Cepal: divisão de desenvolvimento produtivo e empresarial
Página da Comissão Econômica para América Latina e O Caribe (CEPAL) na que se apresenta uma visão de conjunto do setor industrial e empresarial. A web inclui canais sobre desenvolvimento industrial e tecnológico bem como numerosas publicações e estudos.
  - Associação Industrial da América Latina
Instituição que agrupa as uniões industriais, câmaras de comércio e indústria, confederações nacionais e sociedades de fomento de 14 países de América. Aparte de informação sobre cada um de seus sócios membros, a página inclui notícias atualizadas sobre o setor industrial para cada um dos países membros da organização.
  - CEPAL agricultura
Seção da página oficial da Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (CEPAL) com os estudos publicados por esta instituição sobre a agricultura da região. As análises tratam aspectos tão diversos como a pobreza rural e os Objetivos do Milênio, setor agrícola e gasto público, desenvolvimento sustentável, etc.

Voltar